Como Avaliar Cervejas em Casa?

Como apreciar e extrair o máximo das cervejas especiais por meio de uma boa degustação. Lembre-se que todos os sentidos devem ser utilizados durante o processo. Ser atento e curioso são qualidades que ajudam muito no começo!


Olhos

Abertura da garrafa (audição):

Verifique se a embalagem faz aquele barulho característico no momento em que você for abri-la. Se ela não estiver bem vedada, significa que houve a saída de gás carbônico e a entrada de oxigênio. O resultado? Bem, uma cerveja sem gás e provavelmente oxidada. Feito isso, sirva o líquido gentilmente em um copo transparente e limpo. Veja aqui qual o copo ideal para cada estilo.

Aparência (visão):

Levante a cerveja na altura dos olhos, contra uma luz (preferencialmente branca), e atente-se aos seguintes atributos:

Cor – Varia de acordo com o estilo. A cerveja pode apresentar coloração que vai do amarelo claro ao tom negro, passando por nuances avermelhadas e alaranjadas.

beercolor

Brilho/Turbidez – Está condicionado ao fato de a cerveja ser filtrada ou não. Cervejas Pilsen, por exemplo, passam por filtração e são brilhantes. Já as Weizen, não filtradas, apresentam fermento na sua versão final e são turvas.

Formação e Estabilidade da Espuma – Quanto menores forem as bolhas de gás carbônico que, envoltas por proteínas, formam a espuma, mais bonita ela será. Boas espumas costumam deixar marcas de “renda” no copo conforme o líquido é consumido.


Nariz

Aroma (olfato):

Esta etapa é bastante importante. Cerca de 80% do que você vivencia no processo de degustação da cerveja se deve ao olfato. Faça movimentos de rotação com o copo para ajudar na volatilização dos compostos. Este procedimento irá revelar muitos aromas do líquido, que podem ir do biscoito ao café, da banana a laranja, do cravo ao jasmim, e por aí vai.

Leve o tempo que for necessário nesta etapa e aproveite para aguçar o seu olfato.


Boca

Sabor (paladar):

Nesta etapa é importante entender a diferença entre sabor e gosto. Cinco são os gostos básicos: salgado, doce, ácido, amargo e umami (sabor derivado do ácido glutâmico). Sabor é a interação do gosto detectado pelas papilas gustativas da língua, do aroma percebido pela via retro-nasal e das sensações na boca (aquecimento, picância, refrescância, arenosidade, aveludamento, etc). Os pontos de atenção envolvidos no sabor da cerveja são:

Sabor  Conforme explicado acima.

Corpo – É o peso, a viscosidade da cerveja sobre a língua.

Rescência – Fator ligado à carbonatação. Interfere na sensação de refrescância da bebida.

Intensidade do amargor – Fator diretamente relacionado ao estilo da cerveja. American Lagers, por exemplo, possuem baixo amargor, enquanto India Pale Ales são essencialmente amargas.

Qualidade do amargor – Após a deglutição, o residual amargo que permanece é bom e convida para outro gole ou é grosseiro e agride a garganta?

Aftertaste – Sabor residual deixado na boca ao final da degustação.

Resista ao impulso de engolir a cerveja imediatamente para sentir tudo que ela pode oferecer. Lembre-se sempre que a temperatura muito baixa dificulta o processo de degustação, já que prejudica a percepção do sabor. Siga as orientações de temperatura recomendadas para cada estilo. Cervejas sérias trazem esta infirmação, mas não seja extremista: uma belga, por exemplo, a 15ºC é desnecessário.


Pronto! Agora é só colocar o aprendizado em prática e fazer desta experiência um hábito. Após algum tempo, você terá seu verdadeiro Guia cervejeiro particular bem completo. Isso permitirá que você faça comparações e tenha conclusões mais embasadas. Utilize nossa ficha de degustação, será um grande aliado em sua avaliação.

Procure sempre anotar suas impressões. Quando você provar a mesma cerveja, elas podem lhe ser úteis para uma comparação.

Não seja chato: faça suas avaliações em local e hora adequados, não atrapalhe a diversão dos outros.

E principalmente: faça desse momento algo sempre feliz e descontraído. Avaliações criteriosas são para juízes.

Saúde!

2 ideias sobre “Avaliando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *