Japas Cervejaria – As 5 garotas, todas envolvidas com o universo das cervejas artesanais, se conheceram entre os diversos eventos cervejeiros que têm acontecido pelo país. Conforme foram se entrosando as brincadeiras foram inevitáveis, e passaram e se denominar como o grupo das “japas cervejeiras”.

Japas Cervejaria

O que começou como brincadeira foi tomando corpo, até que decidiram abrir juntas uma cervejaria cigana (denominação dada às cervejarias que não produzem nas próprias fábricas).

O grupo é formado por cervejeiras com experiência em outras cervejarias: Maíra Kimura, da carioca 2cabeças, Fernanda Ueno da Colorado em Ribeirão Preto e, na mesma cidade, Carolina Okubo da Invicta. Ao grupo se uniram duas paulistas: a sommelière e especialista gastronômica Carolina Oda e a publicitária, designer de rótulos e também sommelière Yumi Shimada.

O contraste dessas meninas delicadas e femininas com a ideia de um mercado cervejeiro formado por marmanjos, sempre chamou a atenção para a presença delas entre pesados sacos de malte e as agitadas mesas dos bares.

Após meses maturando a ideia, entre reuniões para discutir receitas, ingredientes e estilos cervejeiros, surgiu o convite para que lançassem sua primeira criação: Uma cerveja do estilo American Pale Ale que alia o aclamado lúpulo japonês Sorachi Ace a um ingrediente típico da culinária japonesa: o Wasabi. Batizada como Wasabiru, o nome é uma mistura das palavras Wasabi e Biru (pronúncia para cerveja em japonês).

wassabiru

O convite para a primeira produção das Japas veio da Cervejaria Nacional em São Paulo, uma mistura de bar e cervejaria que já se tornou um reduto cervejeiro tradicional da cidade e já produziu receitas colaborativas com grandes nomes internacionais e nacionais da cerveja artesanal. Acolhidas pelo mestre cervejeiro Guilherme Hoffman, com quem produziram a cerveja de forma colaborativa, as meninas se preparam para sua festa de lançamento que acontecerá no bar da própria Nacional, no dia 19 de Janeiro de 2015, quando serão servidos os primeiros copos da Wasabiru.

logo_japas

Eu brinco com a Carol (da Invicta) que as cervejarias de Ribeirão Preto usam mão de obra importada barata para produzirem, mas além de claro não passar de um brincadeira, a verdade é bem diferente: a competência ao menos das que eu convivo aqui em Ribeirão Preto é algo incrível e babaca daquele que duvida que cervejaria é coisa de homem! E a esposa do meu amigo Bruno, a Yumi, é a às do mouse! Pra quem não sabe, ela quem “zumbizou” o rótulo da Jacú 1000IBU do Blog!

Japas Cervejaria

Enfim, a certeza de vir algo totalmente excelente ai pela frente é mais que certo! Aguardo ansioso para provar a primeira cria Dekassegui deste quinteto de tamanco de madeira 😛

Festa de lançamento da Japas
Data: 19/01/15
Endereço: Cervejaria Nacional ­ Av. Pedroso de Morais, 604 ­ Pinheiros – São Paulo ­ – SP
Mais informações: facebook.com/japascervejaria

喝采 (Saúde)

Japas Cervejaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *