Alemanha e Brasil misturados em uma Stout com pitanga e Flor de Sal

Lembra que você ficou sabendo primeiro dela aqui? Pois bem! Está na mão a Rio de Colônia!

O melhor de uma cerveja colaborativa é unir dois mundos distintos em um mesmo copo. E assim nasce a Rio de Colônia, nova cerveja produzida pela carioca 2cabeças e pela Freigeist, da cidade de Colônia na Alemanha. Nesta stout elas juntaram uma fruta brasileira, a pitanga, com flor de sal, usando a técnica alemã de utilizar sal na na cerveja, típica no estilo Gose. Assim, foi criada uma Stout com 6% de álcool, 50 IBUs. O lançamento oficial da cerveja será no próximo dia 21, no Lupulino, em Botafogo, Rio de Janeiro.

No rótulo, o Karneval Prinz (príncipe do carnaval de Colônia) veio curtir a farra carioca e se tornou mais um cabeçudo, com uma volumosa cabeça de pitanga.

A pitanga é uma fruta da Mata Atlântica, e confere um aroma único à cerveja, que se mistura com o tostado proveniente do malte, característico de uma Stout. A cerveja foi produzida durante a visita do cervejeiro da Freigeist ao Brasil, no último mês. Sebastian Sauer é um apaixonado por frutas brasileiras.

“Conversamos muito até chegar nesta ideia final. Existem muitas Stouts com outras frutas vermelhas, como framboesa, cereja. E por que não usar uma tão típica nossa, a pitanga? Toda vez que bebo lembro da pitangueira que tinha no quintal da antiga casa de praia dos meus avós, especialistas em caipirinhas de pitanga”

relembra Bernardo Couto, da 2cabeças.

As cidades do Rio e Colônia são palcos dos maiores carnavais do mundo, e isso se refletiu na receita: um estilo inglês, feito por alemães e brasileiros, com lúpulos da Alemanha e uma fruta do Brasil. Um verdadeiro carnaval. No rótulo, um personagem clássico da festividade alemã, o “Karneval Prinz” (Príncipe do Carnaval), aparece com uma cabeça de pitanga curtindo o carnaval carioca.

“Achei o resultado interessante demais, com o sal dando um toque especial, criando quase uma necessidade de beber mais um gole, mais um gole”

ressalta Maíra Kimura, cervejeira da 2cabeças.

A Rio de Colônia já está sendo distribuída em diversos estados brasileiros. É uma edição sazonal, uma das muitas parcerias previstas para o ano de 2015 pela 2cabeças. A segunda cerveja desta série colaborativa com a Freigeist já foi produzida na Alemanha, e se chamará Eau de Janeiro. Ela será uma Gose com manga, semente de coentro e abeto, e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Eu já tive o prazer de provar, ainda no tanque e garanto: o sal ficou sensacional na cerveja!

Saúde! Ein Prost!

Rio de Colônia – Tá na mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *